CAMINHO DA GEIRA E DOS ARRIEIROS - INICIO DE UMA ODISSEIA A SANTIAGO


No dia 17 de Março de 2019 demos início a um novo desafio, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, com começo em Braga e término em Santiago de Compostela, em 240 km, distribuídos em 9 etapas.

A nossa 1ª Etapa de Braga a Terras de Bouro, culminou com 32 km de distância. Os primeiros 20 km são um misto rural e urbano até chegar a Caldelas, a partir daqui começa um bom desnível até chegar a Terras de Bouro, alguns troços já se encontram sinalizados com etiquetas coladas timidamente em alguns sinais e em alguns outros troços aparecem bem destacadas as setas amarelas até Santiago. 

Deixamos algumas das imagens quem falam por si, desta 1ª etapa.


 Entre Caldelas e Terras de Bouro
 Uma subida de alto calibre!
 Caminho da Geira Romana
Marco miliário da Geira Romana 
Paisagem nas faldas do Parque Nacional Peneda-Gerês.


2ª ETAPA - TERRAS DE BOURO - PORTELA DO HOMEM 

Continuamos a nossa aventura, seguimos caminho e demos corda às botas até chegar à Portela do Homem, no dia 4 de Abril de 2019, ao fim de 29 km aproximadamente. Esta etapa na minha opinião é uma das mais bonitas pelo facto de atravessarmos diversos bosques e a beleza da Mata da Albergaria não nos deixa indiferente. Atravessar o Parque Nacional Peneda-Gerês, torna este caminho inexplicavelmente belo!



 Caminho da Geira Romana
                   Barragem de Vilarinho das Furnas
 Regato no estradão da Mata de Albergaria


















Ponte - Mata de Albegaria - PNPG


3ª ETAPA - PORTELA DO HOMEM - AMEIJOEIRA (CASTRO LABOREIRO)

No dia 1 de Maio de 2019 continuamos com o caminho, por vezes a melhor forma de fazer o caminho é quando podemos e não quando queremos!
A 3ª etapa fizemos desde Portela do Homem à Ameijoeira de fronteira a fronteira, um caminho cheio de paisagem, património, beleza, provavelmente a etapa mais dura de todo o caminho. Os últimos 17 km são sempre a subir, numa distância total de 29 km. Em Entrimo encontramos a Igreja de Santa Maria a Real de Entrimo.

Sem dúvida uma etapa exigente e bela!



Fim da 3ª etapa



4ª ETAPA - AMEIJOEIRA (CASTRO LABOREIRO) - VILA NOVA DA BARCA (CORTEGADA)



Mais um desafio atravessar a Serra de Laboreiro, em pleno PNPG. Maio torna este caminho ainda mais interessante e belo, o dia 25 de Maio de 2019 foi a data escolhida para continuar e sem dúvida que acertamos com o tempo e a data, sendo um caminho contagiante de tanta beleza!






































5ª ETAPA - VILA NOVA DA BARCA (CORTEGADA) - BERÁN

No dia 15 de Junho de 2019, atrevemos-nos com a 5ª etapa até Berán, uns simpáticos 28 km a percorrer por zonas a beira rio, mais precisamente o rio Minho e o Ávia. As vinhas do famoso vinho do Ribeiro, ganham destaque e deixamos para trás as montanhas a cima dos 1000 metros de altitude e dá-mos lugar aos vales verdejantes. 





6ª E 7ª ETAPAS - BERÁN - BEARIZ - A PORTELA (CODESSEDA)

Nos dias 14 e 15 de Setembro de 2019, após uma pequena paragem regressamos a esta odisseia que tem sido o Caminho da Geira e dos Arrieiros. Desta vez fizemos 2 etapas seguidas, desde Berán até Beariz no dia 14 e de Beariz até A Portela em Codesseda, no dia 15 de Setembro. No dia 14 de Setembro revelou-se uma etapa muito bonita, mas de realçar algum desnível, que a tornou dura. Antes de chegar a Pazos de Arenteiro, o património histórico nos presenteia com a Ponte de A Cruz sobre o rio Ávia, é um lugar mágico. Já em Pazos, tivemos o privilégio de uma visita guiada à Igreja de San Salvador.

O caminho se vai fazendo ao seu ritmo a partir de Salón, tudo muda de figura, os desníveis positivos prevalecem durante uma boa distância, mas todo o sacrifício compensa quando chegamos a Beariz. Em Beariz fomos recebidos por Pepe Balboa, junto do futuro monumento ao peregrino. Pepe, é um entusiasta do caminho, sem sombra de dúvida que este troço está bem marcado e limpo, um exemplo a seguir.
No Bar Centro foi o nosso refúgio de descanso, muito bem tratados por Ana e sua mãe, muito obrigada a ambas, por todo o esforço, carinho e cuidado para que a nossa breve passagem fosse o mais confortável. No domingo de manhã juntaram-se a nós mais 3 peregrinos e rumamos direção  A Portela em Codesseda. Esta 7ª etapa é mais plana, os desníveis se tornam francamente indiferentes com o passar dos quilómetros. Em Soutelo de Montes as forças foram repostas com o magnífico polvo. 

A passos lentos fomos passando por vários lugares até chegar A Portela (Codesseda), aqui os vizinhos do lugar estavam à nossa espera e nos ofereceram bebidas refrescantes.



Nos dias 12 e 13 de Outubro de 2019 teremos as últimas etapas até Santiago!

Até já!




Comentários

  1. Parabéns. Espero fazer esse caminho em 2023. Vou juntando informação. Obrigado pela partilha de informação e imagens. Felicidades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário